Bomba de 250 quilos da Segunda Guerra Mundial é desativada perto de Berlim

Berlim, 30 jun (EFE).- Uma bomba de 250 quilos da Segunda Guerra Mundial foi desativada nesta quinta-feira em Oranienburg (nas cercanias de Berlim), o que obrigou a evacuar 12 mil moradores em um perímetro de um quilômetro, informou um porta-voz do governo municipal.

Com a bomba de hoje, foram desativadas desde a queda do muro de Berlim um total de 195 artefatos que não explodiram nesta cidade a 35 quilômetros ao norte da capital alemã.

Segundo informaram as autoridades, neste mesmo ano já foram localizadas outras duas bombas no município e suspeita-se que outros três artefatos podem estar guardados nas proximidades desta bomba.

A cidade de Oranienburg foi especialmente castigada pelos bombardeios aliados na Segunda Guerra Mundial ao abrigar várias fábricas de armamento, o que faz pressupor que ainda permaneçam ocultas na região outras bombas.

Esta descoberta acontece depois que na terça-feira foi encontrada na cidade de Treveris -no oeste do país e próxima à fronteira com a França, Bélgica e Luxemburgo- outra bomba de 250 quilos da Segunda Guerra Mundial.

Neste caso, as autoridades optaram por desativar a bomba na sexta-feira.

A aparição de bombas da Segunda Guerra Mundial é um fato recorrente na Alemanha.

A maior evacuação no país ocorreu em 2011 em Koblenz, onde 45 mil pessoas tiveram que deixar suas casas; outras evacuações destacadas foram as de Colônia em 2015 (20 mil pessoas afetadas) e Dortmund em 2014 (16,5 mil afetados).

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos