Topo

Ofensiva frustrada no nordeste do Afeganistão termina com morte de 73 talibãs

30/06/2016 08h56

Cabul, 30 jun (EFE).- Pelo menos 73 talibãs morreram e outros 26 ficaram feridos durante um ataque coordenado contra vários postos de controle da província do Nuristão, no nordeste do Afeganistão, que foi repelido pelas forças de segurança afegãs e da Otan, informou nesta quinta-feira à Agência Efe uma fonte oficial.

Centenas de insurgentes lançaram ontem à noite uma ofensiva desde várias direções contra vários postos de controle das tropas afegãs no distrito de Kamdish, indicou o porta-voz do Corpo Selab 201 do Exército afegão, encarregado da zona leste do país, Shirin Aqa Faqiri.

"Em um plano bem coordenado, os aviões de combate das Forças Aéreas afegãs e da coalizão bombardearam o inimigo", afirmou o porta-voz.

Os ataques aéreos e manobras terrestres de contra-ataque resultaram na morte de 73 insurgentes, entre eles vários "importantes" comandantes talibãs e combatentes estrangeiros, acrescentou.

Faqiri descartou que tenham ocorrido baixas civis ou nas fileiras das forças de segurança e disse que a situação em Kamdish é "normal", ao dar por finalizados os enfrentamentos.

Os insurgentes ganharam terreno em várias zonas do Afeganistão após o fim da missão de combate da Otan em 2014 e desde final de 2015 controlam quase um terço do território, segundo dados de Washington.

Os Estados Unidos mantêm cerca de 9,8 mil soldados no país em missões de assessoria e antiterroristas, e realiza bombardeios aéreos para apoiar as operações das forças afegãs.

Há duas semanas, o Pentágono autorizou aumentar os bombardeios aéreos no Afeganistão se a situação de instabilidade requerer.

A Otan tem no total cerca de 13 mil soldados no país em tarefas de capacitação e treino às tropas locais.