Van der Bellen acredita que vencerá repetição do 2° turno na Áustria

Viena, 1 jul (EFE).- O ecologista Alexander Van der Bellen mostrou confiança nesta sexta-feira ao comentar que voltará a vencer seu rival, o ultranacionalista Norbert Hofer, na repetição do segundo turno das eleições presidenciais de 22 de maio, ordenada pelo Tribunal Constitucional da Áustria.

"Certamente que irei concorrer ao segundo turno novamente", disse o candidato independente que no passado foi líder do partido "Os Verdes" e que nas citadas eleições triunfou sobre Hofer, embora por uma pequena quantidade de votos, com uma diferença de aproximadamente 31 mil votos.

Van der Bellen garantiu estar "muito confiante" de que também alcançará a vitória na votação que deve ocorrer entre setembro e outubro.

"Tenho a intenção de ganhar pela segunda vez", insistiu em entrevista coletiva pouco depois que o Tribunal Constitucional anunciou a decisão de invalidar o segundo turno das eleições presidenciais por irregularidades na apuração dos votos.

"O dia 22 de maio entrou para história", disse Van der Bellen, reconhecendo que já tinha começado a planejar uma agenda para depois de 8 de julho, data na qual estava prevista a transferência de poder na chefia do Estado.

Os resultados do pleito foram impugnados pelo partido de Hofer, o FPÖ, e pelo líder Heinz Christian Strache.

Os juízes determinaram que houve graves irregularidades na apuração dos votos por correio em 14 dos 20 distritos eleitorais investigados.

O número de votos afetados por essas irregularidades superou a diferença entre os dois candidatos, razão pela qual os juízes decidiram ordenar uma repetição do sufrágio em todo o país.

O presidente em fim de mandato, Heinz Fischer, deixará seu cargo em 8 de julho e suas funções serão assumidas pelos três presidentes do parlamento, entre eles o próprio Hofer.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos