Uruguai aciona alerta amarelo por fortes chuvas no sul do país

Montevidéu, 2 jul (EFE).- O Instituto Nacional de Meteorologia do Uruguai (Inumet) emitiu neste sábado um alerta amarelo por conta das fortes chuvas e tempestades pontualmente intensas em 12 dos 19 departamentos (províncias) do país.

O alerta vale para quase todo o sul do Uruguai até à meia-noite de amanha (mesmo horário em Brasília), e abrange os departamentos de Soriano, Colonia, San José, Río Negro, Durazno, Flores, Florida, Canelones, Maldonado, Montevideo, Lavalleja e Rocha. Somente os departamentos de Artigas, Rivera, Paysandú, Salto, Tacuarembó, Treinta y Tres e Cerro Largo (norte) não apresentam riscos de fenômenos climáticos hoje.

As partes do território uruguaio afetadas pelo alerta se devem a "uma frente semiestacionária, associada a uma massa de ar úmido e instável" que provocará precipitações abundantes - de 20 a 50 milímetros "em curtos períodos de tempo" -, rajadas de vento de 60 a 75 km/h, ocasional queda de granizo e intensa atividade elétrica.

O amarelo na escala do Inumet constitui "um chamado de atenção" que marca "um risco meteorológico para atividades concretas". Além disso, as previsões do organismo anunciam chuvas para os departamentos onde há o alerta pelo menos até a próxima terça-feira, enquanto no norte do país o céu está nublado, embora seja improvável chuva antes de terça-feira.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos