Exército do Iraque lança ataque contra EI perto de Mossul e recupera aldeias

Mossul (Iraque), 3 jul (EFE).- O Exército do Iraque lançou na madrugada deste domingo uma ofensiva contra o grupo terrorista Estado Islâmico (EI) no distrito de Al Qayara, ao sudeste de Mossul, e recuperou o controle de três aldeias.

O Comando das Operações para a Libertação da Província de Ninawa, cuja capital é Mossul, informou em comunicado que as tropas que expulsaram os jihadistas das aldeias de Al Karama, Al Asriya e Al Mahal, todas situadas ao oeste da região de Majmur.

A ofensiva foi realizada por soldados da XV Brigada do Exército do Iraque, que mataram 29 membros da organização terrorista, segundo a nota, além de ter deixado vários civis. Eles contaram com apoio de aviões da coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos.

Além disso, o Comando das Operações explicou que os soldados estão desativando e retirando os explosivos de casas e estradas que foram instalados pelo o EI para impedir o avanço das tropas.

De acordo com o comunicado, ainda estão ocorrendo combates nas regiões já liberadas para "limpá-las dos terroristas do Daesh (acrônimo em árabe de EI).

A ofensiva de hoje faz parte da campanha militar desenvolvida pelo Exército do Iraque nos últimos meses para tentar retomar Mossul, principal reduto do EI no país.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos