Turquia aceita colaborar com a Rússia contra o EI, mas sem ceder base aérea

Istambul, 4 jul (EFE).- O ministro das Relações Exteriores da Turquia, Mevlüt Çavusoglu, desmentiu nesta segunda-feira que seu país irá permitir à Rússia o uso da base aérea de Incirlik para colaborar na luta contra o Estado Islâmico, como vários meios de comunicação tinham anunciado interpretando uma declaração anterior sua.

"Não fiz tal declaração. O que dissemos era que poderíamos colaborar com todos na luta contra o EI. Como exemplo mencionei os aviões e as forças da coalizão que estão na base de Incirlik", disse o ministro.

"Dissemos que poderemos realizar uma colaboração com a Rússia na luta contra o EI. Não falei em nenhum momento que os aviões russos viriam a Incirlik", insistiu Çavusoglu em declarações recolhidas pela emissora turca "NTV".

O jornal "Miliyet" informou hoje que o ministro tinha mencionado a possibilidade de permitir à Rússia o uso dessa instalação militar.

"Contra o EI colaboraremos todos. Abrimos a base aérea de Incirlik aos que querem participar de forma ativa na luta contra o EI. Por que não fazer a mesma cooperação com a Rússia?".

As declarações do ministro sobre a colaboração com Moscou ocorreram após uma reunião com seu colega russo, Sergei Lavrov, na cidade russa de Sochi, no marco de uma sessão do Conselho de Cooperação Econômica do Mar Negro (CEMN).

A base aérea de Incirlik se encontra no sul da Turquia, perto da cidade de Adana, a apenas 160 quilômetros da zona dominada pelo EI no noroeste da Síria, por isso que é um ponto estratégico na luta contra este grupo jihadista.

A Turquia abriu a base em agosto às forças da Coalizão Internacional Antijihadista e atualmente abriga caças americanos, alemães, britânicos, do Catar e sauditas, além de turcos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos