Árabes condenam atentados no Ramadã e contra lugares sagrados

Beirute, 5 jul (EFE).- A Liga Árabe e vários de seus membros condenaram nesta terça-feira os atentados suicidas contra a mesquita da cidade santa de Medina e contra um templo xiita na Arábia Saudita, alegando que os terroristas não respeitam nem os lugares sagrados nem o Ramadã.

O secretário-geral da organização, Ahmed Abulgueit, disse que "estes atentados desprezíveis mostram mais uma vez que o terrorismo não tem religião, e que os autores não levaram em conta a santidade do mês sagrado do Ramadã nem o respeito aos santuários", afirmou.

Abulgueit, que assumiu o cargo no início deste mês, ressaltou que estes ataques "impõem a necessidade de intensificar os esforços árabes e internacionais para enfrentar a ameaça do terrorismo e eliminar este fenômeno de maneira total".

Na mesma linha, o Ministério das Relações Exteriores do Egito afirmou que os extremistas mostraram "sua cara feia no lugar mais puro e sagrado dos lugares", se referindo a Mesquita do Profeta, em Medina.

Neste templo, o segundo mais sagrado do islã por abrigar o túmulo do profeta Maomé, quatro policiais morreram e cinco ficaram feridos por conta da ação de um homem-bomba.

"Os ataques terroristas na Arábia Saudita, Iraque, Turquia, Líbano e em outros lugares mostram que uma política clara e popular para erradicar esta solidariedade tumor maligno é necessária", acrescentou o comunicado do Hezbollah.

Além disso do atentado de Medina, outro terrorista acabou com sua vida perto da mesquita de Al Umran, em um mercado no centro da cidade oriental de Al Qatif, de maioria xiita.

Também ontem, um suicida detonou uma bomba perto do consulado dos Estados Unidos na cidade litorânea saudita de Jidá, ferindo dois seguranças.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos