Ataque suicida no primeiro dia do Eid al-Fitr no Afeganistão deixa 5 mortos

Cabul, 6 jul (EFE).- Pelo menos cinco pessoas morreram e uma ficou ferida nesta quarta-feira em um atentado suicida na província de Sar-e-Pol, no norte do Afeganistão, durante o primeiro dia do Eid al-Fitr, festividade muçulmana que marca o fim do mês sagrado do Ramadã.

"Um grupo de civis, todos eles parentes do ex-comandante jihadista Haji Rahim, estava retornando para casa após realizar as preces do Eid e visitar o cemitério para rezar por seus familiares mortos quando um agressor suicida se ateou fogo", disse à Agência Efe Zabihullah Amani, porta-voz do governador provincial.

A explosão, ocorrida no começo da manhã local no distrito de Sancharak, acabou com a vida de quatro dos civis e deixou outro ferido, detalhou a fonte, ao confirmar que o agressor também morreu.

O porta-voz culpou os talibãs pela ação, que contam com uma forte presença na província, apesar de nenhum grupo insurgente ter reivindicado a autoria do ataque.

O Afeganistão celebra hoje o primeiro dia do Eid al-Fitr, uma das festividades muçulmanos mais importantes e com o fim dos fiéis lembram a revelação do Corão ao profeta Maomé.

A insegurança no país foi em aumento desde o fim da missão de combate da Otan no final de 2014 e desde finais do ano passado os talibãs controlam já cerca de um terço do território afegão, segundo dados dos Estados Unidos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos