EUA apresenta novas medidas para combater dependência de heroína e opiáceos

Washington, 5 jul (EFE).- O governo dos Estados Unidos anunciou na terça-feira um novo pacote de medidas para combater a "epidemia" da dependência de heroína e opiáceos no país, que tem apresentado um aumento sem precedentes durante os últimos anos.

Em comunicado, a Casa Branca anunciou as novas medidas, incluindo a expansão do acesso ao tratamento, melhorando os serviços de controle de dependências entre tribos indígenas, veteranos de guerra, entre outros.

"A recuperação dos dependentes de opiáceos é possível, e muitos americanos conseguem porque têm acesso ao tratamento e os cuidados necessários, mas outros muitos não podem", afirmou o comunicado.

No mês de fevereiro, o presidente Barack Obama pediu US$ 1,1 bilhão dentro de sua proposta orçamentária para o novo ano fiscal para melhorar o combate ao vício.

As medidas anunciadas também incluem acelerar a pesquisa sobre a dor e as overdoses de opiáceos, expandir a telemedicina em zonas rurais, incentivar a criação de um dia para o recolhimento de remédios que não são usados e melhorar a assistência habitacional para os pacientes que estejam em tratamento.

O consumo de heroína nos EUA quase triplicou entre 2007 e 2014, e é a causa de 10 mil mortes por ano no país, segundo o último relatório da Agência Americana de Combate às Drogas (DEA).

Quanto as mortes relacionadas com a heroína, o relatório apontou que os casos triplicaram. Passaram de 3.036 em 2010 para 10.574 em 2014, um aumento, segundo a DEA, "mais rápido do que outras drogas".

Além disso, as mortes relacionadas com opiáceos sintéticos como o fentanilo, utilizado em medicina como analgésico, e outros produtos similares subiram 79% em apenas um ano (2013 a 2014).

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos