França prende dois cúmplices de ataques de Paris extraditados da Bélgica

Paris, 6 jul (EFE).- A Justiça francesa prendeu nesta quarta-feira Mohammed Amri e Ali Oulkadi, dois suspeitos de participarem dos atentados de 13 de novembro em Paris, após serem extraditados da Bélgica.

Amri e Oulkadi são acusados de associação criminosa com o objetivo de premeditar crimes e por acobertar pessoas ligadas a atividades terroristas, informaram à Agência Efe fontes judiciais.

Ambos tinham ordens de prisão europeias emitidas pela França pelos ataques terroristas em Paris, nos quais morreram 130 pessoas.

A Justiça francesa acredita que, no dia seguinte aos ataques, os suspeitos levaram Salah Abdeslam, o suposto cérebro dos atentados, de Paris até Bruxelas.

Hamza Attou, também suspeito de ter ajudado Abdeslam em sua fuga e entregue às autoridades francesas na samana passada, foi acusado em Paris de esconder criminosos ligados a atividades terroristas.

Os acusados disseram nos interrogatórios que tiveram um papel "meramente logístico" que se limitou à fuga de Abdeslam, sem participar dos ataques em Paris, onde não se encontravam no momento dos atentados.

Os dois também negaram saber que Abdeslam tinha participado dos atentados e afirmaram que receberam uma ligação sua várias horas após os ataques.

A França tinha pedido em maio a entrega de quatro suspeitos do 13-N acusados na Bélgica -Amri, Oulkadi, Attou e Mohammed Abrini, suspeito de fazer parte do grupo que atacou o aeroporto de Bruxelas em 22 de março - por sua suposta relação com os atentados de Paris.

O jornal belga "Le Soir" informou nesta quarta-feira que a decisão de entregar Abrini à França foi "em parte revogada" pelo Tribunal de Cassação belga e que a Corte de Apelação terá que tomar nova decisão a respeito.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos