Taiwan mobiliza Exército e inicia evacuações pelo tufão Nepartak

Taipé, 6 jul (EFE).- O governo de Taiwan mobilizou nesta quarta-feira milhares de soldados e ativou o Centro de Respostas a Emergências, perante a proximidade do tufão Nepartak, o primeiro da temporada, enquanto ocorrem evacuações em zonas de perigo.

O primeiro-ministro, Lin Chuan, pediu que se intensifique a cooperação entre os diferentes organismos "para minimizar o dano às propriedades e às vidas", perante as previsíveis inundações e desastres naturais que acompanham os tufões em sua passagem por Taiwan.

O ministro da Defesa, Feng Shih-Kuan, anunciou o imediato envio de 3 mil soldados a cerca de cem lugares proclives às inundações, para ajudar nos trabalhos de prevenção, enquanto estão em alerta cerca de 34.817 soldados, 3.409 veículos e 119 botes infláveis.

O Escritório Central de Meteorologia advertiu que o tufão, qualificado de "supertufão" pelo Centro Comum de Alerta, uma agência militar dos Estados Unidos, poderia trazer até 900 litros por metro quadrado de chuva a Taiwan.

Nepartak se dirige diretamente para a ilha e o Escritório Central de Meteorologia prediz que afetará com maior força a ilha, com seus ventos e chuvas, na quinta-feira pela tarde e na sexta-feira de manhã.

A tempestade, em um raio de 200 quilômetros, abriga ventos máximos sustentados de 209 km/h e rajadas de até 263 km/h, segundo dados do escritório.

Os navios que operam no Canal de Bashi entre Taiwan e Filipinas, e nas águas diante do nordeste e sudeste de Taiwan, devem estar em alerta máximo, advertiu o escritório, que prevê emitir um alerta terrestre às 20h30 local (9h30, em Brasília).

Como medida de precaução, o governo do condado de Pingtung, ao extremo sul de Taiwan, iniciou hoje a evacuação dos residentes de Wutai, município onde costumam ocorrer deslizamentos de terra quando há fortes chuvas.

Os turistas na ilha Verde, que se encontra ao oeste da ilha, frente a Taitung, também foram evacuados.

Esta é a primeira grande tempestade da temporada no Pacífico e seu nome provém do famoso guerreiro da Micronésia.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos