Conservadores escolhem os finalistas para sucessão de Cameron

Londres, 7 jul (EFE).- Os deputados do Partido Conservador britânico elegem nesta quinta-feira os dois candidatos que disputarão o cargo de David Cameron como primeiro-ministro e líder do partido.

A votação entre os 330 deputados conservadores, que será realizada entre 8 e 15 horas (4 e 11 horas de Brasília), vai eliminar um dos três candidatos.

Estão concorrendo a ministra de Interior, Theresa May; a secretária de Estado de Energia e Mudança Climática, Andrea Leadsom, e o ministro da Justiça, Michael Gove.

Gove, que fez uma forte campanha para que o Reino Unido deixasse a União Europeia (UE), deve ser o eliminado de hoje.

Já Theresa aparece como favorita para suceder Cameron, depois que recebeu um apoio esmagador de seus companheiros na primeira votação realizada na última terça-feira.

Os dois candidatos restantes se submeterão a uma votação de entre os 150 mil membros da formação nos próximos dias, mas o anúncio do vencedor será feito apenas no dia 9 de setembro.

Theresa May, que deve receber hoje outro maciço apoio dos deputados, completará 60 anos em outubro e é vista como a parlamentar com melhor experiência para assumir o governo e iniciar o processo de ruptura com a UE após a vitória do "Brexit".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos