Hillary amplia vantagem sobre Trump na Califórnia, aponta pesquisa

Washington, 7 jul (EFE).- A virtual candidata democrata à presidência dos Estados Unidos, Hillary Clinton, ampliou para 30 pontos percentuais a vantagem sobre o republicano Donald Trump na Califórnia, um dos maiores estados do país, segundo uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira.

O levantamento indica que 58% dos eleitores apoiarão a ex-secretária de Estado no pleito de novembro, enquanto apenas 28% apostarão no magnata, número que é menor quando se inclui nas pesquisas o candidato do Partido Libertário, Gary Johnson, que obtém 10% e deixa Trump com 24%.

Para Trump, a Califórnia representa um grande desafio, já que além de ser historicamente democrata - o último republicano a vencer nas eleições presidenciais foi George H. W. Bush em 1988 -, o magnata também não consegue conquistar os eleitores independentes.

O estudo também avaliou a imagem positiva dos candidatos, quesito no qual Hillary também supera amplamente o magnata imobiliário. Enquanto 53% dos eleitores da Califórnia veem a democrata favoravelmente, só 24% têm uma opinião favorável sobre Trump.

Mais de dois terços dos democratas da Califórnia, 72%, estão pelo menos satisfeitos que a ex-secretária de Estado seja a candidata presidencial.

Um mês após o senador por Vermont Bernie Sanders ter sido derrotado por Hillary Clinton nas primárias desse estado, 53% dos democratas inscritos para votar quer que Sanders abandone definitivamente a campanha e apoie oficialmente a também ex-primeira-dama.

A menos de três semanas da Convenção Nacional Democrata na Filadélfia, Sanders ainda não apoiou Hillary oficialmente e muitos jovens eleitores que apoiaram sua candidatura seguem seu caminho.

Cerca de 59% dos democratas com menos de 40 anos na Califórnia querem que Sanders continue sua campanha até a convenção, segundo a pesquisa, enquanto a maioria dos eleitores democratas mais velhos querem que se retire da disputa logo.

A pesquisa, realizada pela empresa Field Poll, foi realizada entre 8 de junho e 2 de julho, com entrevistas por telefone em inglês e espanhol com 956 californianos considerados eleitores potenciais, e tem margem de erro de 3,2%.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos