Atentado suicida em mesquita mata 6 pessoas na Nigéria

Lagos, 8 jul (EFE).- Pelo menos seis pessoas morreram nesta sexta-feira e várias ficaram feridas em um atentado suicida realizado em uma mesquita na cidade de Damboa, no nordeste da Nigéria, informou o Exército do país.

O ataque aconteceu no começo da manhã, quando um terrorista entrou na mesquita, detonou os explosivos e provocou a morte de seis fiéis, explicou o porta-voz do Exército, o coronel Sani Usman, em comunicado.

Pouco antes, outro terrorista com explosivos tentou entrar em outra mesquita da mesma cidade mas, devido às fortes medidas de segurança, não conseguiu e acabou colocando fogo no próprio corpo do lado de fora do templo, sem atingir outras pessoas.

Os feridos foram levados imediatamente a um hospital, e membros do Exército foram desdobrados em Damboa, situada no estado de Borno, uma das regiões mais castigadas pelo terror do grupo jihadista Boko Haram.

O coronel Usman também informou de outro ataque ocorrido ontem, quando supostos terroristas de Boko Haram atacaram o município de Gaskeri e mataram a três atentos locais.

Apesar de ter perdido em mãos do Exército nigeriano boa parte dos territórios que controlava, Boko Haram, que luta por impor um Estado islâmico, segue cometendo atentados na Nigéria e em países vizinhos.

Desde 2015, Boko Haram ampliou sua zona de operações ao lago Chade, área difícil de controlar pela porosidade das fronteiras entre Nigéria, Camarões, Chade e Níger onde cometeu dezenas de atentados suicidas.

Nos mais de seis anos que dura o conflito, assassinou mais de 12 mil pessoas segundo estimativas governamentais -embora outras fontes elevam este número a mais do duplo- e obrigaram a mais de 2,5 milhões de pessoas a fugir de suas casas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos