Venezuela critica aviso de alerta de viagem ao país emitido pelos EUA

Caracas, 8 jul (EFE).- O governo da Venezuela manifestou nesta sexta-feira sua rejeição "contundente" ao aviso de alerta de viagem emitido ontem pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos, no qual adverte a seus cidadãos que "o crime violento" no país caribenho "é um fenômeno generalizado".

"A República Bolivariana da Venezuela rejeita contundentemente o conteúdo do aviso de alerta de viagem à Venezuela amplamente divulgado pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos em 7 de julho de 2016", disse a chancelaria venezuelana em comunicado.

Para o Ministério das Relações Exteriores da Venezuela, "esta publicação constitui uma nova agressão desestabilizadora de Estados Unidos da América, que se insere na campanha de desprestígio articulada entre os interesses imperialistas americanos e os setores mais radicais da oposição venezuelana".

"A Venezuela lamenta o duplo padrão do governo americano em suas maneiras indevidas de calibrar os países da comunidade internacional, pretendendo erigir-se na polícia do mundo", acrescentou o comunicado.

Em seu comunicado divulgado ontem, o Departamento de Estado dos EUA adverte sobre a criminalidade no país caribenho e alerta que, devido às restrições que sofrem os diplomatas americanos na Venezuela, é possível que não sejam capazes de prestar toda a assistência necessária.

Todos os integrantes da embaixada americana em Caracas estão sujeitos a uma política que limita o movimento da delegação e sua capacidade para viajar tanto na capital como em outras partes do país "por sua segurança e bem-estar".

"A escassez em todo o país de alimentos, água, remédios, eletricidade e outros bens básicos conduziu à violência e ao saque", completou a advertência.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos