EUA não podem seguir pensando que questão das armas é irrelevante, diz Obama

Varsóvia, 9 jul (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse neste sábado que os americanos não podem continuar pensando que o problema da falta de controle de armas no país é "irrelevante", após receber críticas por relacionar esse tema com o massacre de quinta-feira em Dallas, onde morreram cinco policiais.

"Parte do que está criando tensões entre as comunidades e a polícia é o fato de que nossos policiais encontram dificuldades em comunidades onde sabem que há armas por todas partes", declarou Obama em entrevista coletiva ao término da cúpula da Otan em Varsóvia.

"Se você se preocupa com a segurança de nossos policiais, não pode simplesmente deixar de lado o problema das armas e fingir que é irrelevante", acrescentou.

Alguns republicanos criticaram o fato de que, em sua reação inicial nesta sexta-feira ao massacre de Dallas, Obama defendeu um maior controle de armas, ao assegurar que "quando as pessoas estão portando armas potentes, infelizmente estes tipos de ataques se tornam mais mortíferos e mais trágicos".

Os críticos de Obama consideram que abordar o tema do controle de armas logo após o ataque aos policiais é uma tentativa de "politizar" o fato.

O presidente americano negou que se tratasse de uma estratégia política, ao lembrar que está verdadeiramente preocupado com o acesso fácil às armas, incluindo fuzis de assalto como os utilizados nos tiroteios mais recentes, que têm pessoas "com problemas mentais", como o autor do massacre em Dallas.

"Se olharem o padrão de morte, violência e tiroteios que experimentamos nos últimos cinco ou dez anos, somos um caso único entre os países desenvolvidos na envergadura da violência que experimentamos", ressaltou Obama.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos