Obama chega a Madri em sua primeira viagem oficial à Espanha

Madri, 9 jul (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, chegou na noite deste sábado à base aérea de Torrejón de Ardoz, em Madri, onde foi recebido pelo Rei Felipe VI, em sua primeira visita oficial à Espanha.

O Air Force One do presidente americano, procedente de Varsóvia, onde Obama participou da cúpula da Otan, aterrissou na base aérea de pouco depois de 23h (horário local, 18h de Brasília).

Fontes da Casa Real afirmaram que "a presença excepcional" do monarca para dar as boas-vindas ao presidente se deve "a suas estreitas relações pessoais e às institucionais entre os dois países".

Além de Felipe VI, Obama foi recebido pela vice-presidente do governo interino, Soraya Sáenz de Santamaría; o embaixador da Espanha nos EUA, Ramón Gil Casares; o embaixador americano na Espanha, James Costos, e o secretário de Estado de Relações Exteriores, Ignacio Ybáñez, entre outros.

Felipe VI e Obama trocaram saudações ainda na pista, onde tinha sido estendido um tapete vermelho, e depois o presidente americano cumprimentou Sáenz de Santamaría e os demais.

Após conversar alguns minutos com eles, Obama deixou a base de carro, acompanhado de uma nutrida comitiva, que inclui sua própria equipe de segurança.

Obama se alojará esta noite na embaixada dos EUA em Madri. Nas poucas horas que passará na capital espanhola deve se encontrar de novo com o rei e com o presidente do governo interino, Mariano Rajoy, com quem esteve nos últimos dias em Varsóvia.

O presidente americano também terá encontros com os líderes dos partidos PSOE, Pedro Sánchez; Podemos, Pablo Iglesias; e Ciudadanos, Albert Rivera, na própria base de Torrejón, pouco antes de viajar a Rota (Cádiz), a última etapa de sua visita à Espanha antes de retornar a seu país.

Inicialmente Obama ficaria dois dias na Espanha e nesta noite estava programado que chegasse a Sevilha, mas, após o massacre de Dallas, decidiu encurtar a viagem, de modo que ficará menos de 24 horas em terras espanholas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos