Primeiro avião com turistas russos chega na Turquia após 7 meses de sanções

Istambul, 9 jul (EFE).- O primeiro voo charter com turistas russos, procedente de Moscou, aterrissou neste sábado na cidade de Antalya, após sete meses de sanções que proibiam às agências russas de vender pacotes de férias na Turquia.

O avião, um B737-800 com 189 passageiros a bordo e operado pela companhia estatal russa Rossiya Airlines, aterrissou no início da manhã no aeroporto de Antalya, informou a emissora turca "NTV".

O voo marca o fim da crise bilateral que afetou gravemente o setor hoteleiro em toda a Turquia, já que os turistas russos são um dos que mais visitam o país, atrás apenas dos alemães, com 3,6 milhões de visitantes em 2015.

No entanto, depois que Turquia abateu em novembro do ano passado um caça russo na fronteira sírio-turca e se recusou a pedir desculpas, a Rússia proibiu que a venda de pacotes turísticos para o solo turco, embora o turismo individual seguia legal.

A medida se transformou em um enorme golpe, especialmente para a costa mediterrânea na província de Antalya, especializada há anos no turismo russo, inclusive com ofertas como hotéis com campos de futebol para equipes russas que elegessem esta região mais quente para treinar durante o rigoroso inverno russo.

O pedido de desculpas feito pelo presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, no final de junho, descongelou as relações e na semana passada, o governo russo anunciou o fim das sanções turísticas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos