Exército egípcio mata 14 supostos terroristas no Sinai

Cairo, 10 jul (EFE).- Pelo menos 14 supostos terroristas morreram e outros 12 foram detidos nos últimos dias em operações do exército do Egito no norte da Península do Sinai, informou neste domingo o porta-voz militar Mohammed Samir em comunicado.

Segundo a nota, as forças armadas, apoiadas por soldados da força aérea e da polícia, efetuaram essas operações, nas quais também apreenderam três metralhadoras, 234 balas e duas granadas.

Além disso, nessas operações, que aconteceram nas áreas de Rafah, Al Arish e Sheikh Zuid, destruíram duas motos e um esconderijo dos supostos terroristas.

Por outra parte, as forças egípcias frustraram um ataque contra um posto de controle dos serviços de segurança na região de Sheikh Zuid, após bombardear os supostos terroristas enquanto se preparavam para lançar sua ofensiva.

A nota assegurou que vários "elementos takfiries (radicais islâmicos)" foram assassinados nessa operação, mas não detalhou seu número.

No último dia 2, o exército egípcio anunciou que pelo menos 22 supostos terroristas tinham morrido e outros cinco tinham sido detidos nos dois dias anteriores em operações militares no norte do Sinai.

Além disso, no último dia 25 de maio, o porta-voz das forças armadas anunciou a morte de outros 88 supostos terroristas em quatro dias de operações no norte e no centro do Sinai.

O Egito sofre uma onda de atentados desde a derrocada militar em julho de 2013 do então presidente, o islamita Mohammed Mursi, especialmente no norte da província do Sinai, que durante anos sofreu a marginalização do poder central.

Vários grupos jihadistas, incluindo o braço egípcio do Estado Islâmico (EI), têm sua base no norte do Sinai, palco de contínuas operações militares.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos