Obama visitará Dallas na terça-feira para homenagear 5 policiais mortos

Washington, 10 jul (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, viajará na terça-feira a Dallas, no Texas, e pronunciará um discurso em uma homenagem aos cinco policiais assassinados na quinta-feira passada por um jovem ex-soldado da guerra do Afeganistão.

"Na terça-feira, 12 de julho, a convite do prefeito de Dallas, Mike Rawlings, o presidente viajará para Dallas, Texas, para pronunciar um discurso em uma homenagem às vítimas no Morton H. Meyerson Symphony Center", informou neste domingo o porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest, em comunicado.

"Nos próximos dias haverá mais detalhes da visita do presidente a Dallas", acrescentou a breve mensagem.

Obama encurtou sua visita à Espanha, em princípio de dois dias, devido à violência racial registrada esta semana nos Estados Unidos, primeiro com as mortes de dois homens negros em ações de agentes brancos na Louisiana e em Minnesota, e depois com o massacre dos cinco policiais em Dallas.

O presidente americano voltará na última hora deste domingo a Washington de sua viagem europeia, que incluiu a cúpula da Otan em Varsóvia (Polônia) e a visita à Espanha.

O massacre de Dallas e a tensão racial nos Estados Unidos centraram grande parte dos discursos públicas de Obama durante sua viagem, que coincidiu com uma semana de violência que deixou um pesado rastro de dor, indignação, luto e divisão racial em seu país.

O franco-atirador Micah Xavier Johnson, um ex-soldado negro de 25 anos, impôs o terror na quinta-feira em um protesto pacífico contra a violência policial contra as minorias, sobretudo a afro-americana.

O massacre não freou as manifestações por todo o país do movimento "Black Lives Matter" ("As vidas dos negros importam"), que tomou distância totalmente do incidente de Dallas e lembrou que sua razão de ser é "reduzir a violência, não escalá-la".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos