Andrea Leadsom se retira da corrida pela liderança do Partido Conservador

Londres, 11 jul (EFE).- A candidata Andrea Leadsom anunciou nesta segunda-feira que se retira da corrida pela liderança do Partido Conservador britânico e primeira-ministra do Reino Unido, o que deixa a via livre para sua única rival, Theresa May.

May e Leadsom, que foram pré-selecionadas pelo grupo parlamentar conservador para o duplo cargo, concorriam pelo voto das bases em eleições internas que terminariam em 9 de setembro, quando seria revelado o nome da ganhadora.

Com a desistência de Leadsom, o processo de proclamação do novo líder "tory" e primeira-ministra, que substituirá o demissionário David Cameron, pode adiantar.

O comitê 1922 do grupo parlamentar conservador falará em breve se Theresa May, de 59 anos, pode ser declarada primeira-ministra imediatamente ou se deve competir com outro candidato para que as bases tenham oportunidade de votar

Em seu discurso de despedida, Leadsom disse que May era a pessoa "ideal" para dirigir o Executivo, já que conta com um amplo apoio dentro do grupo parlamentar, pois recebeu os votos de 199 de 329 deputados "tories" frente aos 84 da secretária de Estado de Energia.

A demissionária, que apoiou o "Brexit" no referendo de 23 de junho, se desculpou hoje por ter sugerido em recente entrevista à "The Times" que era melhor qualificada que sua rival para ser primeira-ministra pelo fato de ser mãe e foi muito criticada.

Se o comitê 1922 decidir hoje que May, ministra do Interior, pode ser proclamada imediatamente líder conservadora e primeira-ministra, Cameron deverá antecipar sua saída de Downing Street.

O atual primeiro-ministro renunciou após o voto favorável na saída da UE no referendo, mas disse que ficaria à frente do governo até que seu sucessor fosse eleito, o que ocorreria em setembro.

A nova chefe do governo britânico será a encarregada de liderar as conversas com a União Europeia para acordar os termos da saída do Reino Unido.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos