Diante de Bashar Al Assad, novo governo toma posse na Síria

(Atualiza com declarações de Al Assad).

Beirute, 11 jul (EFE).- Liderado pelo primeiro-ministro Emad Mohammed Dib, o novo governo da Síria tomou posse nesta segunda-feira diante do presidente do país, Bashar al Assad, informou a agência oficial de notícias síria "Sana".

No último dia 22 de junho, Al Assad ordenou que Dib, até então ministro de Eletricidade, formasse um novo governo após as eleições parlamentares de abril, vencidas pela coalizão Al-Baath.

Há oito dias, os membros do novo governo foram conhecidos. Ministros de pastas-chave, como Relações Exteriores, Defesa e Interior, os mais envolvidos nos assuntos relacionados com a guerra no país, foram mantidos em seus cargos.

As principais mudanças ocorreram na área econômica, com mudanças nos ministérios de Economia, Petróleo, Eletricidade, Finanças e Comércio Exterior, responsáveis por lidar com a grave deterioração dos cofres públicos após mais de cinco anos de conflito.

A moeda nacional desabou desde então. Antes do conflito, US$ 1 equivalia a 50 libras sírias, enquanto agora US$ 1 é cotado a 500 libras sírias, o que obrigou o Banco Central a adotar medidas nas últimas semanas para frear a desvalorização.

Em sua primeira reunião hoje com o novo governo, Al Assad fez um discurso que foi marcado pela economia. Para o presidente, a melhora das condições de vida dos cidadãos deve ser prioridade para o Executivo e, nesse sentido, a principal iniciativa deve ser o desenvolvimento de mecanismos para controlar os preços e preservar o valor da libra síria.

Al Assad pediu que a arrecadação seja ampliada promovendo as exportações, realizando "importações calculadas", além de estimular as pequenas e médias empresas, buscando Justiça na arrecadação de impostos, entre outros. Também ressaltou que no âmbito econômico, o assunto mais importante é a reconstrução do país.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos