Novo governo sírio jura cargo perante Bashar Al-Assad

Beirute, 11 jul (EFE).- O novo governo sírio, liderado pelo primeiro-ministro, Emad Mohammed Dib, jurou nesta segunda-feira cargo perante o presidente Bashar al-Assad, informou a agência de notícias oficial síria "Sana".

Os ministros prestaram juramento perante a Constituição e diante do líder sírio.

Em 22 de junho, Assad ordenou a Dib, que até então tinha sido titular de Eletricidade, que formasse um novo Executivo após as eleições parlamentares de abril, na qual a coalizão do governante partido Al-Baath saiu vencedora.

Há oito dias, foram divulgados os membros do novo Gabinete, que conserva os mesmos ministros que o governo anterior em pastas fundamentais como a das Relações Exteriores, Defesa e Interior, as mais envolvidas em assuntos relacionados com a guerra.

A mudança principal ocorreu nos ministérios de Economia, Petróleo, Eletricidade, Finanças e Comércio Exterior, encarregados de tramitar a grave deterioração dos cofres públicos após mais de cinco anos de disputa.

A moeda nacional desabou e atualmente um dólar vale 500 libras sírias, frente às 50 que valia em março de 2011, o que obrigou ao Banco Central a adotar medidas nas últimas semanas para conter esta desvalorização.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos