AI denuncia tortura sistemática de presos políticos no Vietnã

Bangcoc, 12 jul (EFE).- A organização que garante os direitos humanos, a Anistia Internacional (AI), denunciou nesta terça-feira a tortura sistemática contra os presos políticos através do regime comunista do Vietnã.

Em um relatório intitulado "As prisões dentro das prisões: Tortura e maus-tratos de prisioneiros de consciência no Vietnã", a AI detalha através de entrevistas com antigos prisioneiros políticos os maus-tratos recebidos por parte das autoridades.

Períodos prolongados na solitária e isolamento, desaparecimentos forçados, negação de tratamento médico e a transferência para prisões de castigo, são parte do sistema de torturas implementado no Vietnã.

"Este relatório oferece uma visão sobre o horror que os prisioneiros enfrentam no Vietnã", afirmou Rafendi Djamin, diretor da Anistia Internacional para o Sudeste Asiático e o Pacífico, em comunicado que acompanha o lançamento do relatório.

Alguns dos 18 ex-prisioneiros entrevistados comentaram com a AI que foram isolados em celas sem luz, sujas e sem ventilação, além de receber constantes surras.

Outros, como o ativista da minoria étnica Montagnard, perseguida no país, referido no relatório sob o nome de Dar, foi preso durante uma manifestação pacífica em favor da liberdade religiosa e sua detenção não foi informada a sua família durante meses, quando já o davam por morto.

A Anistia Internacional solicitou ao governo do Vietnã para respeitar a convenção das Nações Unidas contra a tortura, que o país ratificou em 2015.

"Agora é o momento de fazer valer suas obrigações internacionais, levar à justiça os responsáveis por torturas e outros maus-tratos para garantir o fim destas terríveis práticas", afirmou Djamin.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos