Congresso dos EUA é reaberto após bloqueio por alerta de segurança

(Atualiza com mais detalhes).

Washington, 12 jul (EFE).- As forças de segurança do Congresso dos Estados Unidos reabriram agora pouco suas instalações, após bloquear os acessos aos edifícios do Legislativo nesta terça-feira durante cerca de meia hora por causa de um alerta de segurança.

A Polícia Metropolitana confirmou que chegou à área por volta de 16h10 (horário local, 17h10 de Brasília) após ter sido advertida que uma pessoa portava uma arma de fogo perto do Departamento de Trabalho, próximo ao Capitólio em Washington.

Vários suspeitos abriram fogo então contra os agentes, mas ninguém ficou ferido, segundo informou em comunicado a Polícia do Capitólio.

Dois suspeitos foram detidos no local, enquanto um terceiro conseguiu fugir e desencadeou uma perseguição que provocou o fechamento de todo o complexo legislativo até que os agentes conseguiram detê-lo, após o que o bloqueio foi suspenso.

Os congressistas e funcionários do Capitólio receberam um e-mail advertindo de uma possível ameaça, no qual se informava do fechamento do complexo.

Segundo a mensagem, à qual a Agência Efe teve acesso, a polícia estava inspecionando as instalações do Capitólio, motivo pelo qual se fecharam as portas dos edifícios e se recomendou àqueles que se encontrem dentro que "busquem refúgio".

"Os edifícios estão bloqueados. Ninguém pode entrar ou sair até que a polícia do Congresso dos EUA permita", destacava o alerta.

Além disso, os congressistas e funcionários foram orientados a não se aproximar de portas e janelas, embora pudessem deslocar-se sem problema pela rede subterrânea de túneis que conecta o complexo do Capitólio em Washington.

Os legisladores da Câmara dos Representantes estavam em plena votação quando começou a escutar-se pelos alto-falantes o alerta de bloqueio do edifício.

É a segunda vez em uma semana que o Legislativo americano é fechado por um alerta de segurança, já que na sexta-feira passada também se bloquearam as instalações por um falso alarme que aconteceu um dia depois do massacre de cinco policiais em Dallas. EFE

rg/rsd

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos