Principal grupo de oposição na Síria nomeia novo "gabinete sombra"

Beirute, 12 jul (EFE).- A Coalizão Nacional Síria (CNFROS), principal aliança política de oposição no país, anunciou nesta terça-feira que nomeou um "gabinete sombra" liderado pelo "primeiro-ministro" Jawad Abu Hatab.

Em comunicado divulgado em seu site, a CNFROS explicou que a decisão foi tomada em assembleia-geral realizada ontem, que aprovou a composição do novo gabinete com apoio de 68 de seus 98 membros.

O governo opositor conta com oito "ministérios": Finanças, Saúde, Ensino Superior, Educação, Agricultura, Assuntos Locais, Serviços e Vice-Presidência.

A CNFROS destacou que os membros do novo "gabinete sombra" irão para áreas controladas pela oposição no interior da Síria, sendo encarregado pela administração dessas regiões.

No comunicado, a oposição afirma que a prioridade será "manter a unidade da Síria através da proteção dos componentes da sociedade e sua identidade", assim como criar as instituições necessárias para reconstruir o país.

Abu Hatab foi escolhido em maio pela CNFROS como primeiro-ministro da oposição substituindo Ahmed Touma, cujo mandato esteve recheado por suspeitas de corrupção e a falta de pagamento de salários a "funcionários" do governo da oposição.

A Síria sofre há mais de cinco anos um conflito que causou mais de 280 mil mortos, segundo os números do Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH).

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos