Boris Johnson é nomeado ministro das Relações Exteriores do Reino Unido

Londres, 13 jul (EFE).- O ex-prefeito de Londres Boris Johnson foi nomeado nesta quarta-feira novo ministro das Relações Exteriores do Reino Unido pela primeira-ministra, Theresa May.

O político conservador, um dos grandes defensores do "Brexit" durante a campanha do referendo de 23 de junho, será o chefe da diplomacia britânica durante as negociações com a União Europeia sobre a saída do país do bloco comunitário.

Johnson, que foi um dos principais nomes nas apostas para substituir David Cameron como líder do Partido Conservador, desistiu de forma inesperada de concorrer às eleições internas "tories".

O ex-prefeito da capital britânica, que pela primeira vez ocupa um cargo no governo como ministro, substitui Philip Hammond, que foi designado por sua vez como novo titular de Economia.

Ao contrário de May e Hammond, que defenderam a permanência na UE na campanha anterior à consulta popular, Johnson rompeu com a postura oficial do governo de Cameron para promover a ruptura com o bloco comunitário.

O novo governo britânico deve decidir agora quando ativará o artigo 50 do Tratado de Lisboa, que iniciará a contagem regressiva de dois anos para executar a saída formal do Reino Unido da UE.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos