Deputado David Davis será ministro britânico encarregado do "Brexit"

Londres, 13 jul (EFE).- A primeira-ministra britânica, Theresa May, nomeou nesta quarta-feira o deputado conservador David Davis como ministro encarregado do "Brexit", cargo no qual deverá negociar a saída do Reino Unido da União Europeia (UE), informou a residência oficial de Downing Street.

Davis - ex-porta-voz do Interior entre 2003 e 2008, quando os "tories" estavam na oposição - terá em seu cargo um dos trabalhos mais difíceis do mandato da nova chefe de governo.

A nova Administração terá que decidir quando invocará o artigo 50 do Tratado de Lisboa, que estabelece um período de dois anos para negociar os termos da ruptura do país com a UE.

O posto foi criado depois que a população do Reino Unido votou a favor da saída do bloco comum no plebiscito do último dia 23 de junho, o que forçou a renúncia de David Cameron.

Davis fez campanha a favor da saída da União Europeia e no passado tentou, sem sucesso, ser eleito líder conservador.

May nomeou hoje os principais ministros de seu governo: Philip Hammond à frente de Economia, Boris Johnson em Relações Exteriores, Amber Rudd no Interior e manteve Michael Fallon na Defesa.

A premiê, de 59 anos, espera completar nos próximos dias a composição de seu governo e, segundo os veículos de comunicação, deve promover mais mulheres.

A política recebeu hoje a incumbência da rainha Elizabeth II para formar governo depois que David Cameron apresentou sua renúncia.

May é a segunda mulher à frente do governo desde que Margaret Thatcher esteve no poder entre 1979 e 1990. Além disso, será a décima terceira primeira-ministra do reinado de Elizabeth II desde sua ascensão ao trono em 1952.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos