May recebe incumbência de Elizabeth II para formar governo

Londres, 13 jul (EFE).- A líder do Partido Conservador britânico, Theresa May, chegou nesta quarta-feira ao palácio de Buckingham para receber da rainha Elizabeth II a incumbência de formar governo como nova primeira-ministra do Reino Unido.

May, a segunda mulher à frente do governo na história britânica, entrou no palácio pouco depois de David Cameron apresentar à soberana sua renúncia como primeiro-ministro.

Até agora titular de Interior, May foi proclamada líder "tory" na segunda-feira após uma escolha entre o grupo parlamentar, depois que Cameron anunciou em 24 de junho sua intenção de renunciar pela vitória do "Brexit", a saída do Reino Unido da União Europeia (UE), no referendo sobre o bloco comum.

May, de 59 anos, será a 13ª primeira-ministra do reinado de Elizabeth II desde sua chegada ao trono em 1952.

Como estabelece o protocolo, o palácio anunciará a chamada Circular da Corte, uma formalidade que se traduz em um aperto de mãos entre a rainha e May, e com a qual fica registrado que o Reino Unido tem um novo chefe do governo.

Espera-se que uma vez em Downing Street, ao voltar do palácio, May pronuncie algumas palavras antes de entrar na residência oficial para começar a nomear seus principais ministros.

Ao deixar hoje Downing Street, Cameron disse que Theresa May fornecerá a liderança "forte" e "estável" que o país necessita.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos