Merkel expressa a May desejo de manter boa relação mesmo após "Brexit"

Berlim, 13 jul (EFE).- A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, felicitou nesta quarta-feira a nova primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, e expressou seus desejos de manter com Londres uma "amistosa relação" tanto em escala bilateral como nas negociações para o "Brexit".

Merkel falou por telefone com a nova premiê britânica para felicitá-la pessoalmente, segundo informou em comunicado o porta-voz do governo alemão, Steffen Seibert.

Durante a conversa, as duas líderes concordaram na vontade de manter-se na linha de amistosas relações entre seus países, disse Seibert, assim como na negociação que se abrirá para a saída do Reino Unido da União Europeia (UE).

O próprio Seibert tinha destacado anteriormente, em sua entrevista diária após o Conselho de Ministros realizado hoje, que as líderes não se conhecem pessoalmente, mas que em breve entrarão em contato, em alusão a essas negociações.

Merkel vem afirmando repetidamente que corresponde a Londres marcar o caminho das relações futuras com a UE após o "Brexit" e que não haverá negociações sobre esse processo até que o Reino Unido formalize o pedido pertinente, para o que deve invocar o Artigo 50 do Tratado de Lisboa.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos