Obama ordena envio de tropas ao Sudão do Sul para proteger cidadãos dos EUA

Washington, 13 jul (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ordenou nesta quarta-feira o envio de quase 50 militares ao Sudão do Sul para proteger seus cidadãos e a equipe diplomática da embaixada americana em Juba, capital do país.

Em carta enviada ao presidente do Congresso, o republicano Paul Ryan, Obama especificou que os 47 soldados chegaram hoje a Juba "equipados para o combate", mas com o propósito de "proteger os cidadãos americanos e suas propriedades".

A instabilidade se estendeu na semana passada na capital sul-sudanesa com a intensificação dos combates entre os partidários do presidente do jovem país, Salva Kiir, e o vice-presidente, Riek Machar.

"Este pessoal permanecerá no Sudão do Sul até que a situação de segurança não o requeira mais", explicou Obama na carta, que notifica a execução dos poderes de guerra do Executivo.

Os Estados Unidos têm um maior contingente de tropas no vizinho Djibuti, onde 130 militares podem apoiar missões de evacuação ou proteção de pessoas ou propriedades americanas, inclusive a embaixada em Juba.

"Ordenei esta ação em linha com minhas responsabilidades para proteger cidadãos americanos neste país e no exterior ", destacou Obama na carta ao Congresso.

A frágil paz que o Sudão do Sul vivia há um ano se rompeu na semana passada por uma série de confrontos armados em Juba entre facções rivais, que desde então causaram pelo menos 300 mortes, embora seja um saldo muito provisório.

Para acabar com esta violência e evitar uma escalada maior, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu na segunda-feira ao Conselho de Segurança que aprove um embargo de armas a esse país e sancione os responsáveis pela violência.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos