Rajoy abrirá período de reflexão se não tiver garantida de posse

Madri, 13 jul (EFE).- O presidente do Governo espanhol interino, Mariano Rajoy, garantiu nesta quarta-feira que quer se submeter à reeleição no Congresso, mas advertiu que se tiver a certeza de que a votação não irá prosperar, abrirá um período de reflexão para encontrar uma saída.

"Eu estou disposto a governar sejam quais forem as circunstâncias", afirmou em um comparecimento perante a imprensa após seu encontro com o líder socialista, Pedro Sánchez.

Rajoy, como candidato do PP (centro-direita), concluiu hoje com um encontro com Sánchez a primeira rodada de conversas com diferentes partidos para sondar possíveis apoios a sua escolha como chefe do governo, embora até agora não tenha conseguido nenhum.

O PP ganhou as eleições de 26 de junho ao conseguir 137 das 350 cadeiras do Congresso, mas não são suficientes para poder governar, por isso que necessita do apoio de outros grupos.

Perante esta realidade, o candidato popular entregou ao líder do PSOE e enviou a outros partidos uma proposta de governo "moderada e aberta ao diálogo e aos pactos" para que possa começar a legislatura.

Para Rajoy, o que a Espanha precisa é que haja um governo que possa governar, já que interpreta que seria um "disparate" se o país tivesse que realizar mais uma eleição.

Segundo sua opinião, é possível que no final de julho ou mais no começo de agosto a Espanha já tenha esse governo presidido por ele para tomar decisões imediatas como o teto de despesa e os orçamentos do Estado para o próximo ano.

Por enquanto, Rajoy recebeu o não do PSOE, com 85 cadeiras na câmara, e a abstenção dos 32 deputados dos Ciudadanos como última opção, junto à rejeição também dos 71 cadeiras da coalizão de esquerda Unidos Podemos.

Com o único apoio do PP, a oposição do PSOE e de Podemos, e a abstenção dos Ciudadanos (liberais), a posse de Rajoy não conta ainda com votos suficientes para ser reeleito como presidente do Governo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos