Assaltantes atacam cruzeiro de luxo no rio Amazonas, no Peru

(atualiza com dados de fontes oficiais)

Lima, 14 jul (EFE).- Um grupo de oito bandidos assaltou durante a madrugada desta quinta-feira um cruzeiro de luxo que percorria o rio Amazonas, nas proximidades da cidade peruana de Iquitos, e no qual viajavam 30 turistas, confirmou à Agência Efe o chefe da Capitania dos Portos dessa cidade, Oscar Garrido.

No navio "Queen Violeta", que foi atacado por supostos piratas de rio que portavam armas de fogo, viajavam 20 americanos, seis austríacos, dois neozelandeses e dois peruanos.

Garrido disse que os turistas "estão bem" e sendo transferidos para a cidade de Iquitos, em companhia de dois agentes da Guarda-Costeira, para prestar depoimento à Polícia sobre o roubo de seus bens.

A imprensa local informou que o valor dos bens roubados chegaria a cerca de US$ 20 mil, embora Garrido tenha dito que ainda não foi determinada com precisão a quantia.

A Delegacia de Criminalística e da Capitania de Portos de Iquitos percorrem os casebres e rios afluentes da região na qual aconteceu o roubo para localizar os delinquentes.

O chefe da Capitania dos Portos de Iquitos afirmou que há três anos não eram registrados roubos a navios de cruzeiro, devido "ao trabalho de prevenção deste tipo de crimes".

O navio partiu na tarde da quarta-feira de Iquitos, a mais de mil quilômetros ao norte de Lima, para realizar um percurso turístico pelo rio Amazonas, que incluía paradas em povoados e localidades próximas.

Durante uma dessas paradas, os bandidos tomaram o controle do navio, após atacar o capitão, identificado como Wilson Monge, de 65 anos, segundo "Canal N" de televisão.

"A rapidez da ação não permitiu à tripulação ativar os mecanismos de defesa e alerta do cruzeiro", disse Garrido à Efe.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos