Obama reafirma compromisso de "relação especial" ao parabenizar Theresa May

Washington, 14 jul (EFE).- O presidente americano, Barack Obama, conversou nesta quinta-feira por telefone com a nova primeira-ministra britânica, Theresa May, para parabenizá-la e reafirmar o "compromisso" pela "relação especial" entre Estados Unidos e Reino Unido, informou a Casa Branca.

"O presidente telefonou para dar os parabéns por sua nova posição de liderança", afirmou Josh Earnest, porta-voz da Casa Branca em sua entrevista coletiva diária.

Na conversa, Obama reiterou o "compromisso não só de manter, mas de aprofundar" a relação entre os governos em Washington e Londres.

O porta-voz evitou polemizar sobre a nomeação como ministro das Relações Exteriores britânico de Boris Johnson, controverso político conservador, que apontou que as "parciais raízes quenianas" do presidente Obama mostravam "uma aversão ancestral ao Império Britânico".

A "relação especial" entre Estados Unidos e Reino Unido "ultrapassa qualquer pessoa específica" e "estamos convencidos" de que continuará, ressaltou Earnest sem citar Johnson.

May, que sucede o também conservador David Cameron, revelou ontem o núcleo de seu governo, que inclui um departamento específico para o "Brexit" e põe a pasta das Relações Exteriores nas mãos de Johnson, porta-voz da saída do Reino Unido da União Europeia (UE). EFE

afs/cdr

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos