Passagem de tufão Nepartak deixa 69 mortos e seis desaparecidos na China

(Atualiza o número de mortos e acrescenta mais dados)

Pequim, 14 jul (EFE).- O tufão Nepartak deixou 69 mortos e 6 desaparecidos no leste da China, onde foi preciso evacuar mais de meio milhão de pessoas, segundo os últimos dados divulgados nesta quinta-feira pelo governo provincial.

Nepartak, o primeiro tufão da temporada, chegou à província oriental de Fujian no sábado e inundou seis cidades desta região, destruiu 8,3 mil casas e 19.510 de hectares de cultivos, e forçou a evacuação de 506.700 pessoas, informa hoje a "Xinhua".

As autoridades calculam que o tufão causou perdas econômicas de mais de 10 bilhões de iuanes (cerca de US$ 1,5 bilhão) e forçou a suspender da produção em 233 fábricas.

O tufão também forçou o cancelamento de 400 voos e 300 viagens de trem de alta velocidade, e provocou a interrupção elétrica e de fornecimento de água em, pelo menos, dois condados da província, Minqing e Yongtai.

Foi em Minqing onde coorreu a maioria das mortes, 60 no total.

O tufão chegou à costa oriental chinesa após sua passagem pela ilha de Taiwan, onde morreram três pessoas, segundo os últimos dados publicados.

Após a passagem de Nepartak, o governo não reduziu o máximo alerta ativado, à espera de fortes precipitações nos próximos dias no leste e centro do país.

Até quarta-feira e desde o início da temporada de chuvas -que costuma ser em maio-, um total de 237 pessoas morreram e 93 seguem desaparecidas na China, aponta "Xinhua".

A situação "é bastante crítica", advertiu hoje Zhang Jiatuan, porta-voz do Escritório Estatal de Controle de Inundações e Seca, em declarações aos veículos de imprensa.

Quase 150 mil casas foram destruídas, 5,46 milhões de hectares de cultivos inundaram e o governo calcula que as precipitações supuseram perdas econômicas de 147 bilhões de iuanes (US$ 22 bilhões).

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos