Trump empata com Hillary em nova pesquisa eleitoral

Nova York, 14 jul (EFE).- O provável candidato republicano à Presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, empatou com sua oponente democrata, Hillary Clinton, na última pesquisa divulgada nesta quinta-feira pelo jornal "The New York Times " e pela emissora "CBS", que dá a ambos apoio de 40% dos eleitores.

Realizada por telefone entre os dias 8 e 12 de julho, os resultados da pesquisa refletem como a imagem de Hillary foi afetada pela polêmica sobre o uso de um sistema de e-mail pessoal durante seu período como secretária de Estado e pelas últimas críticas que recebeu do diretor do FBI sobre este assunto.

A ex-primeira-dama perdeu em apenas um mês os seis pontos percentuais de vantagem que tinha em junho sobre o candidato republicano, e agora 67% dos eleitores asseguram que não confiam na secretária de Estado sob a Administração de Obama.

Por sua vez, Donald Trump, que nesta sexta-feira deve anunciar seu candidato à Vice-Presidência do país, melhorou levemente sua aprovação entre os eleitores e subiu três pontos percentuais, passando de 37% de apoio para 40% atual.

Os números de Hillary começaram a diminuir a partir de abril, quando, com 50% de aprovação, ela tinha até 10 pontos de vantagem sobre seu rival republicano. Em maio e em junho, a diferença caiu para 6%.

Apesar de Hillary também ter perdido 9 pontos percentuais em relação à opinião dos eleitores sobre se está preparada para a Presidência, a pesquisa ainda mostra que os eleitores consideram Hillary muito mais preparada para o trabalho, com 50%, em comparação com 30% que opinam o mesmo sobre Trump.

Acontece o mesmo na avaliação de como cada candidato abordaria os problemas raciais que castigam o país, onde Hillary tem 60% de aceitação, em detrimento do empresário nova-iorquino, que tem 29%.

Por outro lado, a imagem positiva que os candidatos projetam entre seus eleitores continua abaixo de 50%: 28% para Hillary e 30% para Trump.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos