Ban Ki-moon acompanha de perto tentativa de golpe na Turquia e pede calma

Nações Unidas, 15 jul (EFE).- Um porta-voz da ONU afirmou nesta sexta-feira que o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, acompanha de perto a tentativa de golpe de Estado na Turquia e pede que a calma seja mantida no país.

As autoridades turcas reconheceram uma tentativa de golpe liderada por um grupo de militares e anunciaram que alguns dos rebelados foram detidos.

Consultado pela Agência Efe, o vice-porta-voz de Ban, Farhan Haq, disse que o secretário-geral "está ciente dos relatórios sobre uma tentativa golpista no país" e segue a situação "de perto".

"A ONU está buscando esclarecer a situação no local e faz um pedido de calma", acrescentou Haq, no primeiro comentário oficial de responsáveis da ONU sobre a tentativa golpista na Turquia.

Ban Ki-moon se encontra de visita oficial na África. O diplomata sul-coreano estava nesta sexta-feira na capital de Ruanda, Kigali, no domingo irá a uma conferência internacional em Nairóbi e na segunda-feira viajará à África do Sul para comparecer a uma reunião sobre a aids.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos