Bélgica mantém nível de alerta e vai revisar segurança para festa nacional

Bruxelas, 15 jul (EFE).- A Bélgica decidiu nesta sexta-feira manter o nível de alerta terrorista em 3 (de uma escala de 4) em todo o país e convocou uma reunião do Conselho Nacional de Segurança para revisar as medidas programadas para a festa nacional, na próxima quinta-feira, dia 21.

Após o atentado de Nice, que deixou pelo menos 84 pessoas mortas, o OCAM, órgão de coordenação da análise da ameaça, fez uma avaliação do risco e o manteve no nível 3, que significa que a ameaça é "grave, possível e provável", segundo o ministro do Interior belga, Jan Jambon.

Por sua vez, o primeiro-ministro, Charles Michel, anunciou que convocaria para hoje uma reunião extraordinária do Conselho Nacional de Segurança para revisar as medidas de segurança previstas para festa nacional.

"Já estudamos um pacote de medidas para o dia 21 de julho e existe uma avaliação permanente dos nossos serviços de segurança sobre as medidas que são necessárias", afirmou Michel em declarações ao canal de TV "RTBF".

Ele acrescentou que os serviços de segurança do país "vão colocar em suas análises novas informações que resultam deste ato".

Através de seu Twitter, o primeiro-ministro expressou solidariedade com a França pelo atentado e publicou uma série de mensagens.

"Todos os meus pensamentos para as vítimas do ato desprezível e covarde de #Nice. Solidariedade com #France", escreveu o chefe de governo belga na mensagem mais recente.

Pelo menos 84 pessoas morreram e mais de 100 ficaram feridas - 18 em estado grave - na noite de quinta-feira em Nice, no sul da França, quando um caminhão atropelou uma multidão que assistia a queima de fogos pela festa nacional de 14 de Julho, Dia da Bastilha, no principal feriado do país.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos