EUA e México inauguram nova travessia na fronteira mais transitada do mundo

San Diego (EUA.), 15 jul (EFE).- A embaixadora dos Estados Unidos no México e seu colega mexicano em Washington inauguraram nesta sexta-feira uma nova travessia para pedestres situada entre Tijuana (Baixa Califórnia, México) e San Diego (Califórnia, EUA), considerada a fronteira mais transitada do mundo.

A abertura do denominado PedWest de San Ysidro oferecerá uma nova opção de cruzamento para os mais de 20 mil pedestres que transitam diariamente entre ambos os países, assim como a abertura de mais cabines pretende agilizar o tempo de espera para entrar nos Estados Unidos.

Compareceram à cerimônia de inauguração das operações a embaixadora dos Estados Unidos no México, Roberta Jacobson, e seu colega mexicano em Washington, Carlos Manuel Sa'adah, assim como o subsecretário mexicano para a América do Norte, Paulo Carreño King, junto a outras autoridades de ambos os países.

Os funcionários federais consideraram a abertura de novas pontes um exemplo tangível da fortalecida relação que existe entre os dois países.

"Neste momento esta região é a mais próspera, dinâmica e eficiente no mundo. É algo que nós, unidos, construímos para o benefício do nosso povo", ressaltou em discurso o embaixador Sa'adah.

Jacobson relembrou momentos difíceis ocorridos recentemente em diferentes partes do mundo e como é necessário estreitar laços entre nações.

"O que vemos frente à nossa frente é um exemplo do dinamismo e da natureza positiva desta relação ao longo das duas mil milhas de nossa fronteira entre México e Estados Unidos", mencionou.

"Após um período em que vimos muitas tragédias, tanto nos EUA como ontem na França, (é importante) reafirmar que países podem trabalhar juntos e continuar avançando positivamente para o benefício de todos os seus cidadãos", considerou.

Carreño King destacou que existe o compromisso de oferecer uma fronteira moderna, segura e eficiente em uma região binacional na qual vivem e trabalham mais de 14 milhões de pessoas.

A abertura desta travessia faz parte do projeto de renovação da guarita de San Ysidro, iniciada há cinco anos, com a intenção de modernizar a infraestrutura e agilizar o tempo de espera para entrar nos Estados Unidos, que em algumas ocasiões pode levar horas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos