França mantém eventos culturais, apesar de atentado de Nice

Paris, 15 jul (EFE).- O governo da França decidiu manter o habitual conjunto de eventos culturais do verão local no país, apesar do atentado da noite desta quinta-feira em Nice, onde pelo menos 84 pessoas morreram atropeladas por um motorista e 202 ficaram feridas.

"Mais do que nunca, nosso desafio é continuar unidos e não ceder em nada", disse a ministra de Cultura francesa, Audrey Azoulay, em comunicado, quando também ressaltou a importância de "ser solidários e estar com as vítimas e proteger os valores republicanos".

"Nesta manhã aconteceu uma reunião interministerial à margem do Conselho de Defesa para confirmar que os eventos na França podem ser mantidos", informou Audrey.

Centenas de festivais acontecem neste verão na França, onde os espaços culturais ficam abertos ao público, por isso que "há meses tudo foi feito para garantir um nível de segurança ótimo", lembrou Audrey, confirmando sua presença nestes dias em diferentes eventos.

Como estava previsto, a ministra afirmou que amanhã estará no festival Francofolies de La Rochelle, enclave litorâneo e de turismo do oeste francês, onde, antecipou, haverá "um momento de homenagem e de reflexão" pelas vítimas do atentado.

"O drama que nos atingiu em uma noite de 14 de julho em Nice atinge toda a nação, reunida e alegre", ressaltou em referência à Festa Nacional que na França lembra o aniversário da Queda da Bastilha, em 1789, que deu origem à Revolução Francesa.

Além das vítimas fatais, 202 pessoas tiveram que ser atendidas - delas 52 continuam em estado crítico - no atropelamento que espalhou o pânico entre o público que acabava de contemplar no Passeio dos Ingleses de Nice os fogos de artifício da Festa Nacional.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos