Governo da Venezuela voltará a abrir fronteira com a Colômbia no domingo

Caracas, 15 jul (EFE).- O governo da Venezuela abrirá novamente a fronteira com a Colômbia pela ponte internacional Simón Bolívar no próximo domingo para os que desejem atravessar rumo à cidade de Cúcuta, informou o governador do estado de Táchira, o chavista José Gregorio Vielma Mora.

"Nós não vamos pôr nenhum impedimento, nenhum problema, quem quiser passar vai passar (...) Eu não vejo problema", disse Vielma Mora a jornalistas ao referir-se à abertura da fronteira no próximo dia 17 de julho.

O governador acrescentou que, se o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, permitiu que a fronteira seja aberta "duas vezes", também poderá fazer uma terceira vez.

A fronteira entre Colômbia e Venezuela foi aberta por algumas horas no domingo passado entre as pontes internacionais Simón Bolívar e Francisco de Paula Santander, que 35.000 venezuelanos, segundo números da chancelaria colombiana, cruzaram para comprar alimentos e remédios.

Na segunda-feira passada Vielma Mora tinha declarado à imprensa que não haveria "repetições de nenhum ação para poder abrir passagem à Colômbia" e que a permissão do dia anterior foi autorizada para "evitar um show" ou "um conflito".

No entanto, nesta quinta-feira disse que antes da abertura no domingo passado, tinha solicitado junto ao governador do estado de Zulia (oeste), Francisco Arias Cárdenas, que a fronteira fosse aberta.

As passagens entre o estado venezuelano de Táchira e o colombiano de Norte de Santander foram fechadas em 19 de agosto do ano passado por ordem de Maduro, como parte de uma campanha contra o contrabando e supostos paramilitares, medida que depois estendeu a todos os cruzamentos entre os dois países, que compartilham uma fronteira terrestre de 2.219 quilômetros.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos