Kerry espera "paz e estabilidade" na Turquia após tentativa de golpe

Washington, 15 jul (EFE).- O secretário de Estado dos EUA, John Kerry, disse nesta sexta-feira já estar ciente da tentativa de golpe de Estado ocorrida na Turquia, onde espera que haja "paz e estabilidade".

"Vi as informações (sobre o ocorrido na Turquia) mas não tenho mais detalhes, por enquanto. Espero que haja paz, estabilidade e continuidade na Turquia, mas não tenho nada a acrescentar a respeito do que está acontecendo atualmente", afirmou Kerry em Moscou, em meio a uma viagem pela Europa.

Após informações que apontavam para um forte desdobramento militar em Ancara e Istambul, o Exército turco afirmou, em comunicado de imprensa, que tomou o poder em todo o país.

"O Exército assumiu totalmente (o poder) para restaurar a democracia... Todos os acordos internacionais serão vigentes. Esperamos manter nossas boas relações com todos os países", diz a nota do Estado-Maior.

Em sua conta da rede social Twitter, o Departamento de Estado dos EUA descreveu a situação na Turquia ao publicar que "o governo turco afirma que elementos das forças armadas turcas estão se rebelando, algumas forças de segurança tentam contê-lo e alguns edifícios estão bloqueados".

Segundo confirmou a Embaixada dos EUA na capital turca, "foram ouvidos tiros em Ancara e ambas as pontes estão fechadas em Istambul" no estreito de Bósforo.

O Departamento de Estado americano pediu pelo twitter que seus cidadãos busquem refúgio e permaneçam em lugares fechados. O órgão também pediu para que os americanos entrem em contato o mais rápido possível com suas família e entes queridos para detalhar sua situação.

A diplomacia americana alertou que as redes sociais parecem estar bloqueadas na Turquia e pede aos cidadãos americanos que usem o e-mail e o telefone para suas comunicações.

Por outro lado, a agência "Anadolu" afirma que o chefe do Estado-Maior turco, general Hulusi Akar, foi tomado como refém por um grupo de soldados.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos