Croácia convoca eleições antecipadas para 11 de setembro

Zagreb, 16 jul (EFE).- A presidente da Croácia, Kolinda Grabar-Kitarovic, convocou eleições legislativas antecipadas para 11 de setembro, informou neste sábado seu gabinete.

A presidente convocou esse pleito um dia depois que o parlamento da Croácia foi oficialmente dissolvido ontem, segundo uma decisão adotada pela maioria dos deputados em 20 de junho.

As próximas eleições serão as nonas legislativas desde a independência do país balcânico em 1991, e nelas cerca de 3,8 milhões de eleitores deverão escolher os 151 deputados da Assembleia Nacional.

Os croatas irão assim às urnas menos de um ano depois das eleições legislativas regulares realizadas em 8 de novembro de 2015.

A dissolução da câmara escolhida no ano passado aconteceu após uma disputa interna no seio da coalizão de governo, formada pela conservadora HDZ e o partido centrista Most.

O parlamento croata decidiu se dissolver depois que em 16 de junho aprovou uma moção de censura contra o primeiro-ministro, o independente Tihomir Oreskovic.

As pesquisas mais recentes mostram que nas eleições antecipadas o possível ganhador seria o partido social-democrata SDP, que esteve no governo até as eleições de finais de 2015 e que atualmente está na oposição.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos