EUA suspendem ações contra EI a partir de base turca após tentativa de golpe

Washington, 16 jul (EFE).- Os Estados Unidos suspenderam os voos de sua missão contra o Estado Islâmico (EI) que partem desde a base de Incirlik, no sul da Turquia, porque as autoridades do país fecharam o espaço aéreo na região depois da tentativa de golpe de Estado, informou o Departamento de Defesa americano.

Os militares dos EUA desconhecem quando a proibição será suspensa, autorizando a retomada das operações contra posições do EI que partem de Incirlik, que fica perto da fronteira com a Síria.

Por enquanto, as aeronaves americanas não podem decolar da base aérea. As autoridades turcas só permitiram o pouso de um número reduzido de aviões que retornavam de suas missões na Síria e Iraque.

"Todas as operações na base aérea de Incirlik foram suspensas por enquanto. Estamos trabalhando com os turcos para retomá-las o mais rápido possível", disse o porta-voz do Pentágono, Peter Cook.

Cook disse que o Comando Central, responsável pelas operações no Oriente Médio, está ajustando os voos com outras bases para que os bombardeios contra o EI sejam pouco afetados pelo incidente.

A suspensão temporária das operações aéreas contra o EI ocorre depois de os acessos à base militar terem sido fechados. Além disso, as autoridades locais promoveram cortes de luz em Incirlik, informou o Consulado dos EUA em Adana, uma cidade vizinha à instalação.

O porta-voz do Pentágono explicou que a base está operando com geradores e que foram tomadas as medidas oportunas para garantir a segurança dos militares americanos que estão no local.

"O aeroporto de Adana foi reaberto, mas os voos a Ancara e Istambul seguem suspensos", diz a nota do Consulado americano.

A base aérea de Incirlik é um dos principais centros usados pelos EUA na campanha de bombardeios contra o EI na Síria e no Iraque.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos