Grécia diz que analisará pedido de asilo de tripulação de militares foragidos

Atenas, 16 jul (EFE).- O governo grego anunciou que analisará a solicitação de asilo apresentada pelos oito tripulantes do helicóptero militar turco que aterrissou neste sábado na cidade de Alexandrópolis, mas afirmou que fará isso levando em conta que trata-se de supostos golpistas.

Yerovasili garantiu que a Grécia respeitará os procedimentos estabelecidos pelo direito internacional, mas acrescentou que o governo leva "muito a sério" o fato de os detidos serem acusados em seu país de "violar a legalidade constitucional e de tentar derrubar o sistema democrático".

Previamente, o ministro das Relações Exteriores turco, Mevlüt Cavusoglu, tinha pedido a extradição "imediata" dos oito soldados, que foram qualificados de "traidores".

Segundo confirmou em comunicado a porta-voz do governo, Olga Yerovasili, o helicóptero militar turco tinha emitido um sinal de socorro ao entrar no espaço aéreo grego e pediu permissão para efetuar uma aterrissagem de emergência.

No ato seguido, dois aviões de combate receberam a ordem de escoltar o helicóptero até sua aterrissagem segura no aeroporto de Alexandrópolis.

No local, a Polícia grega deteve seus oito ocupantes, que anunciaram a intenção de pedir asilo político.

Yerovasili afirmou que o governo grego se dirigiu às autoridades turcas para processar "o mais breve possível o retorno do helicóptero militar" e que analisará a solicitação de asilo formulada pela tripulação.

Logo após aterrissar em Alexandrópolis, uma cidade situada no nordeste da Grécia, próxima à fronteira com a Turquia, os oito tripulantes, sete dos quais usavam uniformes militares segundo os veículos de imprensa gregos, foram detidos e conduzidos à chefia de Polícia.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos