Norte-coreano chega nadando ao litoral do Japão

Tóquio, 17 jul (EFE).- Um cidadão norte-coreano foi encontrado em uma cidade do litoral ocidental do Japão aonde chegou nadando após abandonar uma embarcação, segundo informaram neste domingo as autoridades japonesas, que estão investigando se se trata de um desertor.

O homem foi encontrado pela Polícia na cidade litorânea de Nagato no sábado, depois que um morador alertou as autoridades sobre a presença de um estranho nas proximidades de seu domicílio, segundo disseram fontes policiais à agência japonesa "Kyodo".

Trata-se de um cidadão norte-coreano nascido em 1990 que viajava a bordo de uma embarcação pelo Mar do Japão, segundo o relato do homem, que não tinha nenhuma documentação para provar sua identidade.

As autoridades estão tentando determinar os motivos que levaram o homem a abandonar sua embarcação e se se trata de um desertor, em cujo caso seria enviado à Coreia do Sul.

O último caso parecido aconteceu em 2011, quando nove desertores norte-coreanos foram resgatados no Mar do Japão perto do litoral de Ishikawa (leste) e posteriormente levados para a Coreia do Sul.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos