EUA retomam operações contra o EI desde bases na Turquia

Washington, 17 jul (EFE).- Os Estados Unidos anunciaram neste domingo que as autoridades turcas reabriram o espaço aéreo da base de Incirlik, utilizada pelos americanos para seus bombardeios de posições dos jihadistas do Estado Islâmico (EI).

"Após coordenar com nossos aliados turcos, decidiram abrir o espaço aéreo militar. Como resultado, as operações da coalizão contra o EI em todas as bases turcas foram reatadas", explicou em comunicado o porta-voz do Pentágono, Peter Cook.

No entanto, Cook reconheceu que a base aérea segue sem ter eletricidade do exterior e se abastece com geradores, o que permitiu manter as operações desde o golpe de Estado fracassado da sexta-feira.

No sábado, a Turquia suspendeu os voos de sua missão contra o EI que operavam desde a base de Incirlik, no sul da Turquia, porque as autoridades do país fecharam o espaço aéreo na região após a tentativa de golpe de Estado.

A suspensão temporária dos bombardeios contra o EI ocorreu ao mesmo tempo que eram fechados os acessos à base militar e ocorriam cortes de luz, informou o consulado americano na vizinha Adana.

A base aérea de Incirlik é um dos principais centros desde o qual decolam os aviões americanos que participam da campanha de bombardeios contra posições do Estado Islâmico (EI) na vizinha Síria e no Iraque.

O Comando Europeu americano, com base em Sttutgart (Alemanha), elevou na sexta-feira, ao começo do levante militar, o alerta na base turca a "Delta", o máximo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos