Pesquisa indica vantagem de 5% de Hillary Clinton sobre Donald Trump

Nova York, 17 jul (EFE).- Uma nova pesquisa divulgada neste domingo nos Estados Unidos coloca a aspirante presidencial democrata Hillary Clinton com cinco pontos percentuais de vantagem sobre o republicano Donald Trump.

A pesquisa telefônica foi feita pelo jornal "The Wall Street Journal " e a emissora "NBC" e outorga a Hillary 46% de apoio eleitoral, contra 41% de Trump.

Os outros consultados disseram que não votaria por nenhum dos dois, que optariam por outros candidatos ou que não tinha decidido ainda o voto.

As porcentagens de apoio dos dois candidatos não apresentaram mudança com relação à pesquisa realizada no mês passado.

Hillary tem vantagem mesmo depois das críticas pelo uso de uma conta privada de e-mail para comunicações oficiais quando era secretária de Estado.

Os dados divulgados hoje indicam que Hillary tem muito mais apoio entre os eleitores negros (84% contra 7% de Trump), entre os jovens (de 55% a 32%) e entre as mulheres (52% e 37%).

Mas Trump tem vantagem entre os eleitores brancos (50% contra 37%) e os homens (46% contra 39%).

A pesquisa foi divulgada na véspera do início da Convençã do Partido Republicano na cidade de Cleveland para confirmar Trump como candidato presidencial.

A pesquisa indica que Trump chega a essa convenção com a imagem menos popular de um candidato republicano na recente história política do país, segundo o Journal.

E isso porque só 27% dos indagados tem uma imagem positiva do magnata nova-iorquino.

No caso de Hillary, ela também tem uma porcentagem baixa com apenas 34% de imagem positiva entre os eleitores.

Espera-se que Hillary seja confirmada como candidata presidencial democrata na Convenção desse partido que será realizado a partir de 25 de julho na cidade da Filadélfia.

A pesquisa divulgada hoje foi realizada com consultas telefônicas a uma amostra de mil pessoas entre 9 e 13 de julho e tem uma margem de erro de 3,1%.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos