Terremoto de 5 graus sacode região nordeste de Tóquio

Tóquio, 17 jul (EFE).- Um terremoto de 5 graus na escala aberta de Ritcher sacudiu neste domingo a cidade japonesa de Ibaraki, a nordeste da capital Tóquio, sem que a agência meteorológica nacional (JMA) emitisse alerta de tsunami nem informasse de danos na região.

O tremor aconteceu às 13h24 (horário local, 0h24 em Brasília) a cerca de 40 quilômetros de profundidade e com epicentro na parte sudoeste da citada Prefeitura, segundo informou a JMA.

Além de em Ibaraki, o tremor foi sentido especialmente nas cidades de Tochigi, Saitama, Chiba e Kanagawa, atingindo em algumas de suas localidades o nível quatro na escala japonesa, cujo máximo é sete e que se centra mais nas zonas afetadas que na intensidade do tremor.

O terremoto também pôde ser notado na Área Metropolitana de Tóquio, onde distritos centrais chegaram a registrar o nível 3 na escala japonesa.

Além disso, em Fukushima, que faz limite ao norte com Ibaraki, o tremor chegou ao nível 2 na escala japonesa, sem que tenha sido informado também de alguma anomalia na central de Fukushima Daiichi.

O Japão se assenta sobre o chamado anel de fogo, uma das zonas sísmicas mais ativas do mundo, e sofre terremotos com relativa frequência por isso que as infraestruturas são especialmente projetadas para suportar os tremores.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos