Autor de ataque com machado em trem alemão era imigrante afegão de 17 anos

(Atualiza com mais detalhes)

Berlim, 18 jul (EFE).- O criminoso que atacou com um machado e uma faca os passageiros de um trem regional nas cercanias de Würzburg, no sul da Alemanha, foi identificado como um afegão solicitante de asilo de 17 anos, informou o ministro do Interior do estado da Baviera, Joachim Herrmann.

O jovem, que feriu quatro pessoas, três delas com gravidade, foi morto pela polícia quando fugia após deixar o trem, segundo as forças de segurança.

Em entrevista à rede de televisão pública "ARD" e à emissora regional "BR", Herrmann explicou que o jovem chegou à Alemanha apenas como solicitante de asilo e vivia atualmente com uma família de amparo em Ochsenfurt, pequena cidade a 20 quilômetros de Würzburg.

Perguntado sobre uma possível motivação islâmica após o ataque, o ministro afirmou que houve alguma "exclamação" por parte do jovem, mas não deu mais detalhes.

Segundo o jornal "Bild", o jovem gritou "Allahu Akbar" (Alá é grande) no vagão durante o ataque.

O crime, de acordo com o ministro, aconteceu por volta das 21h (hora local; 16h de Brasília).

Várias das testemunhas do ataque conseguiram avisar a polícia e o maquinista, que deteve o trem em Heidingsfeld, um dos bairros de Würzburg.

O jovem fugiu então do vagão, mas foi abatido por um comando das forças especiais da polícia que estava na região.

Os três feridos com gravidade foram levados ao hospital, e o resto dos passageiros que ficaram ilesos, 15 pessoas, foi atendido no local, para onde foram várias viaturas policiais e ambulâncias. EFE

nl/id

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos